Xylitol: doce e saudável na medida certa

Existem muitas categorias de adoçantes que podem substituir o açúcar no mercado, mas, nos últimos anos, muito tem se falado sobre o Xylitol. Isso porque ele é visto como uma alternativa mais natural, pois é encontrado na fibra de diversos vegetais e não é criado exclusivamente por química.

Uma de suas principais características é a semelhança com o açúcar refinado, porém, ao observar as informações nutricionais, vemos a grande diferença: possui aproximadamente 40% menos calorias que o açúcar tradicional, com um sabor mais natural, ao contrário de outros adoçantes que têm um sabor bem específico. É importante lembrar que esse adoçante deve ser dosado em menor quantidade – no máximo 60 gramas por dia – pois é possível haver reações no sistema gástrico se utilizado em excesso.

O Xylitol traz inúmeros benefícios. Além de ser indicado para diabéticos, auxilia na prevenção da síndrome metabólica e no aumento de massa magra, melhora a saúde bucal e combate o envelhecimento precoce.

A seguir, veja algumas ideias para utilizar o Xylitol em substituição ao açúcar na culinária:

 

Adoçar líquidos

Por ser utilizado em menor quantidade, o Xylitol é perfeito para smoothies, sucos, cafés e chás.

Sobremesas

 Com um baixo índice glicêmico, o Xylitol se tornou o preferido para quem quer aproveitar um doce de maneira mais “fit”. Aproveite para preparar mousses, pudins, cremes, entre outras sobremesas.

Bolos

 Ao aquecer o xylitol no forno em receitas como bolos, é possível que ele sofra alguma variação na cor ou sabor, mas nada além do que já ocorre com o açúcar refinado, pois esse adoçante tem boa estabilidade.

 

Receita

Bolo de côco – Low carb

(Via Cookpad)

Ingredientes

3 ovos

250 ml de leite de côco

1 colher de sopa de óleo de côco

2 xícaras de côco ralado

1 colher de sopa de fermento em pó

3 colheres de sopa de  Xylitol

 

Modo de preparo

 

– Pré-aqueça o forno a 180 graus;

– Separe as claras das gemas;

– Misture as gemas com o leite de côco, óleo de côco, côco ralado e xylitol;

– Bata as claras em neve;

– Misture delicadamente as claras batidas e o fermento à massa feita;

– Coloque em uma forma e asse por 30 a 40 minutos.

Posts recentes