Castanha do Pará: tipicamente brasileira

Uma das oleaginosas mais famosas tem sabor e história bem tropicais. A Castanha do Pará é tipicamente brasileira e, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, é responsável por toda uma cadeia produtiva na Amazônia.

Essa iguaria é proveniente da castanheira, árvore mais famosa da FlorestaAmazônica, que pode atingir até 50 metros de altura. Também conhecida como Castanha do BrasilFamosa,noexterior ela é chamada de “BrazilNut”.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de castanha, enquanto a Bolívia está na primeira colocação. O cultivo desta semente beneficia as comunidades localizadas no Norte do país, garantindo o sustento de muitas famílias.

Bom para a memória

A Castanha do Pará, além de doce e saborosa, é rica em gordura boa, por isso é vista como grande aliada na alimentação. Os nutricionistas recomendam o consumo de uma castanha por dia, de preferência antes de uma refeição, para ajudar a satisfazer o apetite.

Ela é reconhecida por diversos benefícios para a saúde, mas, principalmente, é indicada para quem quer manter uma boa memória. Isso porque é riquíssima em selênio, substância que auxilia nas atividades do cérebro, ajudando a evitar o Alzheimer, além do coração. Para se ter uma ideia, nós precisamos de 55 mg de selênio por dia. Uma unidade da castanha possui de 200 a 400 mg.

Como consumir?

            Normalmente, a Castanha do Pará é consumida in natura, sozinha ou no mixde nuts. Mas ela pode ser torrada, além de seringrediente no preparo da farinha de castanha, doces e sorvetes.

Entre os veganos, a castanha também vem sendo cada vez mais utilizada no preparo de leite vegetal, que substitui o leite tradicional.

A Castanha do Pará tem também usos que vão além da culinária. O óleo extraído da semente se transforma em cosméticos perfumados e altamente hidratantes.

Posts recentes