Arroz branco, integal, parboilizado e negro. Negro? Sim! O feijão não é o único ingrediente de cor preta e super nutritivo disponível no mercado. Um pouco mais raro que o Feijão mais popular do país, o arroz negro é uma iguaria que pode causar certa estranheza ao primeiro contato, mas é só provar para perceber que ele é digno de integrar as refeições de quem busca alimentação saborosa e saudável.
Diferentemente dos seus parentes branquinhos e integrais, a composição do arroz negro é de longe mais nutritiva, com mais proteínas e fibras, bem como com alto teor de ferro. Assim como sua cor, o sabor também é marcante e peculiar: lembra um pouco o gosto de amêndoas, como castanha e nozes. Quando cozido pode ter uma coloração arroxeada escura, porém a textura deverá ser macia, podendo ser também base para risotos deliciosos e lindos, já que comemos primeiro com os olhos!
De acordo com o chef Xico Silveira, do restaurante Missê Mariá em Curitiba, a maior diferença desta qualidade de arroz está no tempo de cozimento: cerca de uma hora. A forma de preparo é a usual, uma xícara de arroz para três de água, alho sal e cebola a gosto”, disse. O grão é originário da China, mas já conta com produtores nacionais. Uma curiosidade: acredita-se que tem propriedades afrodisíacas!
Risoto de Arroz negro e bacon na panela de pressão
Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz negro
180g de bacon em cubos
2 e ½ xícaras de chá de caldo de carne
½ xícara de chá de vinho branco seco
1 fio de azeite
1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, brunoise
1 cenoura ralada no ralo grosso
uma pitada de pimenta calabresa seca
sal, se necessário
pimenta do reino a gosto
cebolinha fresca a gosto para finalizar
Modo de preparo:
Corte o bacon em cubos pequenos. Corte a cebola em cubos pequenos e regulares. Rale 1 cenoura no ralo grosso do ralador.
Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e o bacon picadinho
Refogue por 5 minutos ou até o bacon diminuir de tamanho e ficar crocante.
Junte 1 cebola picada em cubos regulares e uma cenoura ralada no ralo grosso do ralador com uma folha de louro. Refogue por 2 a 3 minutos.
Acrescente o arroz negro.
Coloque ¼ de pimenta calabresa seca e refogue até o perfume acastanhado do arroz começar a subir.
Acrescente o sal, mas cuidado, o bacon já é salgado misture, e acrescente o vinho branco e deixe todo o álcool evaporar mais ou menos 2minutos.
Acrescente 2 e ½ xícaras de caldo de carne e tampe a panela, deixe cozinhar na pressão por 30 minutos depois que a panela começar a apitar em fogo baixinho.
Desligue o fogo e deixe sair a pressão da panela naturalmente.
Verifique a maciez do arroz. E se necessário for vá acrescentando água aos poucos e deixando cozinhar, cuidando para que o arroz fique macio e cremoso e não grude no fundo da panela. Se, ao abrir a panela ainda houver caldo, deixe sem tampar até o caldo secar.
Finalize com cebolinha fresca . Sirva ainda quente.
Fonte: portal Monta Encanta